quarta-feira, 11 de maio de 2011

Laçado programa de conservação e recuperação dos rios acreanos

“A nascente de um rio é uma magia, é o ambiente de um mundo novo que a gente pode entender. Se a gente cuidar do meio ambiente, as gerações que virão terão um grande futuro”. Foi o que disse ontem o governador Tião Viana, após plantar uma muda de cupuaçu em uma das quatro nascentes do rio Iquiri, no município de Capixaba, em área pertencente à Usina Álcool Verde, situada no km 59 da BR-317.


A frase de Tião Viana mostra a firme disposição do governo da Frente Popular de continuar avançando rumo à sustentabilidade ambiental das riquezas naturais do Acre, que agora passa a ser reforçada com o Programa Estadual de Conservação e Preservação de Nascentes e Matas Ciliares, inserido no Plano de Recursos Hídricos do estado.

Segundo informou o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, o programa de recuperação das nascentes e matas ciliares dos rios acreanos começa pelo Iquiri porque ele é o único dos grandes rios que nasce dentro do próprio estado, de onde corre por 230 quilômetros rumo à região de Lábrea, no Amazonas, local de sua desembocadura no rio Purus.

Executado pela Secretaria de Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente do Acre e Secretaria de Floresta, o projeto “Iquiri Vivo - Mobilização comunitária para a conservação e recuperação das nascentes do rio Iquiri” foi lançado pelo governador na presença dos senadores Jorge Viana (PT-AC) e Anibal Diniz (PT-AC), de vários secretários de estado, de produtores rurais, de estudantes e de outros membros da comunidade ribeirinha que dependem do rio para viver.

O projeto Iquiri Vivo vai conservar e recuperar as nascentes e as margens do rio Iquiri através do plantio de árvores, contando, para isso, com a mobilização e participação direta de produtores rurais, pecuaristas, pescadores e outros segmentos sociais que habitam as regiões por onde o rio passa dentro do estado.

No lançamento do programa dos rios acreanos, o governador Tião Viana assinou termo de cooperação do governo, através das secretarias de Meio Ambiente e de Floresta e do Imac, com os proprietários das áreas de terra por onde passa o rio bonito e piscoso rio Iquiri.

Ao lançar o programa, o governador Tião Viana fez questão de destacar a beleza e a riqueza do rio Iquiri, considerado muito piscoso e importante para um grande contingente de ribeirinhos acreanos. Segundo o governador, o programa de conservação e recuperação dos rios acreanos vai se consolidar porque, a exemplo do Iquiri, está sendo lançado com a participação direta das comunidades ribeirinhas.

Participação de todas as comunidades ribeirinhas



A participação da sociedade é importante nesse processo para a difusão de boas práticas, uma vez que elas estão voltadas não só para a conservação e restauração da paisagem nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), mas também para o uso sustentável dos recursos naturais, visando sua disponibilidade pela população.

As nascentes de cabeceira da bacia do rio Iquiri são Áreas de Preservação Permanente (APPs). O Código Florestal Brasileiro prevê o mínimo de 50 metros de largura de vegetação nas margens dos rios para evitar o assoreamento, o pisoteio de gado e a contaminação de suas águas.
Por ser um rio piscoso, o Iquiri é de suma importância na dieta alimentar da população ribeirinha, fornecendo fonte de proteína, sendo também fundamental na geração de renda através da pesca de subsistência. Parte do pescado consumido em Rio Branco é proveniente do rio Iquiri, sendo a curimatã, piau, sacaca e bico-de-pato as espécies de maior valor econômico, entre outros de valor nutricional, como a piranha, o bodó, a piaba e o cará.
Após plantar uma muda de samaúma, a maior árvore da floresta, o senador Jorge Viana disse que o projeto Iquiri é uma ação carregada de simbologia, que começou há anos, quando seu pai apontava para ele e o governador Tião Viana a região onde se situa as nascentes do rio.
“Estou muito contente porque o nosso governo, o governo do Tião está cuidando das nascentes dos nossos rios. Nós somos depositário da grande água doce do planeta e o mundo está desequilibrado. E uma maneira de voltar a equilibrar o mundo começa com atitudes, com a mudança de comportamento de cada um, plantando árvores, garantindo as nascentes das águas e colaborando com o planeta para termos uma vida que nos conforta”, assinalou o senador.
O senador Anibal Diniz, que plantou uma muda de paricá, destacou que o governador Tião Viana traz a preocupação com o meio ambiente desde quando era senador, pois já trabalhava na perspectiva do povoamento das margens dos rios e igarapés acreanos com muitas árvores.
“Esse exemplo aqui hoje é algo que tem que ser copiado por todos porque, verdadeiramente, plantar árvores é uma contribuição excepcional para o planeta. O governador dá esse exemplo e a gente tem de contribuir para que mais organizações e mais e mais governos participem do repovoamento das nossas florestas a partir do plantio de árvores”, afirmou Anibal Diniz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário