terça-feira, 29 de março de 2011

Com patinhas ágeis e fortes, tracajás e iaçás correm para a liberdade ganhando o Rio Abunã como presente. No último sábado, 26, 2,5 mil quelônios foram soltos pela Associação SOS Quelônios, uma organização não-governamental que há 11 anos luta para repovoar o rio com espécies que poderiam estar extintas não fosse o trabalho voluntário e de conscientização que vem sendo realizado por algumas iniciativas.
O governador Tião Viana, que participou da soltura dos animais, assinou no sábado, na sede do projeto SOS Quelônios, localizada no Seringal Porto Dias, um termo de cooperação técnica envolvendo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e a Polícia Ambiental. O termo não específica valores, mas garante assistência técnica e apoio para o trabalho de coleta dos ovos e soltura dos filhotes de tracajás e iaçás no médio Abunã.
É no Seringal Porto Dias que está uma das maiores árvores acreanas, que ganhou um abraço simbólico do governador Tião Viana, senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, secretários, assessores do governo, estudantes, voluntários e ambientalistas.
O projeto, que beneficia diretamente 150 famílias, teve início quando Antônio Abrãao, coordenador da iniciativa, se deu conta de que já não era comum encontrar quelônios no Rio Abunã. O trabalho anual começa em agosto, quando tracajás e iaçás estão no período de desova e deixam seus ovos nas praias.
A equipe do projeto recolhe todos os ovos e os transfere para um tabuleiro, uma praia base, onde eles levam cerca de 90 dias para eclodir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário