quinta-feira, 17 de março de 2011

WWF e governo do Estado fortalecem parceria

Secretária-geral da Ong no Brasil reconhece esforço acreano para consolidar economia de baixo carbono




As iniciativas comunitárias, empresariais e governamentais que o Acre se esforça para desenvolver, buscando uma economia verde e de baixo carbono, não passam despercebidas aos olhos do mundo. Por isso o Estado foi escolhido na Amazônia para sediar a reunião semestral do Comitê de Diretores de Conservação do WWF, com a participação de representantes da Holanda, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra e Finlândia, além do Brasil. O comitê discute a conservação do meio ambiente em todo o mundo.



A secretária-geral do WWF Brasil, Denise Hamu, e o representante do WWF no Acre, Dande Tavares, reuniram-se com o governador Tião Viana para reafirmar o compromisso e o interesse da organização em ajudar o Acre a ser uma experiência de sucesso no desenvolvimento sustentável. “Se o desenvolvimento sustentável não der certo aqui no Acre, ele não dará em nenhum outro lugar do mundo, porque aqui, além de história, de vontade política, há todos os instrumentos para que ele aconteça. Viemos aqui reforçar o nosso compromisso para que isso ocorra. A alma do sucesso do Acre é a vocação em ancorar tudo na sustentabilidade ambiental”, disse Denise.



Dande explica que o WWF é parceiro do Estado em ações fundamentais dentro da política de meio ambiente. Ações como o manejo de pirarucu em lagos de Manuel Urbano e Feijó, o processamento do látex em Folhas de Defumação Líquida (FDL), onde os seringueiros vendem toda a produção para uma empresa francesa e projetos de manejo madeireiro, por exemplo, contam com o apoio da Ong.



Durante a conversa, Denise afirmou a importância da participação do governador Tião Viana em conferências como a Rio + 20 e um encontro em Oxford, na Inglaterra, a convite do WWF Inglaterra. Na pauta da reunião também foram discutidas possibilidades de novos mercados para produtos como a camisinha fabricada com látex de seringais nativos e a castanha-do-brasil. “Investir nisso é uma forma de preservar a floresta, porque estamos gerando renda para populações tradicionais a partir dessa floresta em pé”, disse o governador Tião Viana.



Peixe – O governo do Estado está disposto e empenhado em transformar o Acre no endereço do peixe na Amazônia, exportando a maior parte da produção para mercados europeus e asiáticos através dos portos do Pacífico. O WWF, além de importante parceiro na prospecção e busca de compradores, também se comprometeu a auxiliar o Acre numa meta inovadora no Brasil: a certificação do pescado - exigida nas mesas europeias e asiáticas. Para isso, a Ong será ponte entre o governo e o MSC (Marine Stewardship Council), um organismo de certificação bastante respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário